Dízimo Mirim: Conheça um pouco mais sobre a criação do projeto
02.02.2023 - 02/02/2023

Durante o ano de 2022, a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Catequese da Diocese de Joinville uniram-se num projeto de Pastoral em Conjunto para elaborar ideias de como trabalhar o dízimo com crianças da catequese eucarística. Um dos desejos era vivenciar a evangelização e conscientização da partilha, fazendo com que as famílias dos catequizandos também pudessem sentir-se parte deste processo.
A partir da vontade de realizar este trabalho na catequese, surgiu o projeto Dízimo Mirim: “Como Viver a Experiência da Partilha na Catequese Eucarística?”. O projeto tem como objetivo despertar a consciência da partilha a partir do diálogo, da Sagrada Escritura e do despertar para o compromisso da co-responsabilidade, e como lema “Crescer como Cristão, partilhar com alegria!”, considerando que na caminhada de catequese, ao crescer como cristão, a criança, e todos os envolvidos, aprendem que a partilha pode ser alegre, generosa e com leveza de coração.
Contudo, o lema até então utilizado evoluiu para “Crescer como Católico, partilhar com alegria”, pois entendemos também durante o processo, que além de crescer como cristão, o catequizando passa a crescer na fé católica.
Imagem do Kit do Dízimo Mirim, composto por um livreto com duas vivências de catequese + Cofre + Envelope
Assim, através de duas vivências na catequese com o método da leitura orante da Palavra de Deus, este projeto foi desenvolvido para ser aplicado com as turmas de Catequese Eucarística que iniciam no ano corrente e que já concluíram a etapa do pré-catecumenato.
Depois de toda a idealização do projeto e dos materiais de apoio, foi iniciado um processo de preparação e formação de catequistas e missionários do dízimo, onde mais de 3.000 pessoas vivenciaram o projeto antes que o mesmo fosse colocado em prática. As vivências do Dízimo Mirim chegaram aos catequizando de nossa diocese no segundo semestre de 2022.

Tivemos uma adesão de 97% das paróquias da diocese e foram distribuídos, neste período, mais de 8.400 Kits aos catequizandos, compostos por um material lúdico, cofre e envelope do dízimo mirim.
Neste final de semana, representantes da catequese e do dízimo da Diocese de Joinville, Andréia, Airton e Grazieli, estarão presentes no maior evento de catequistas, o Catequistas Brasil, para expor diversos materiais produzidos pela nossa diocese, mas principalmente para apresentar a catequistas de todo país o projeto do Dízimo Mirim. O Catequistas Brasil acontece no Santuário Nacional de Aparecida.
Da esquerda para a direita, Andréia, Grazieli e Airton, equipe da Diocese de Joinville presente no Catequistas Brasil
No link a seguir você pode acompanhar as fotos das formações e de alguns encontros realizados nas comunidades e paróquias de nossa diocese https://bit.ly/3AJKwHK



